domingo, 3 de fevereiro de 2013

Produção dos estúdios Walt Disney vence cinco prémios Annie


O filme produzido pelos estúdios Walt Disney, Detona Ralph, ganhou na noite de sábado (madrugada de domingo em Portugal) cinco prémios Annie, incluindo os de melhor filme de animação e de melhor realização (Rich Moore), na 40.ª edição dos prémios que são considerados os Óscares do cinema animado.

Pela primeira vez, a gala, que se realizou no UCLA Royce Hall, em Los Angeles, teve uma produção portuguesa nomeada, na categoria de curta-metragem: o filme de Regina Pessoa, Kali, o Pequeno Vampiro.

Wreck-It Ralph foi também distinguido nas categorias de melhor música (galardão atribuído a Henry Jackman, Skrillex, Adam Young, Matthew Thiessen, Jamie Houston e Yasushi Akimoto), melhor dobragem (Alan Tudyk, dando voz à personagem Rei Candy) e melhor argumento (Phil Johnston e Jennifer Lee).

Na categoria para que estava nomeada a curta-metragem Kali, O Pequeno Vampiro (juntamente com sete outros títulos), acabou por sair vencedor o filme que a própria Regina Pessoa tinha admitido como o principal favorito, Paperman, de John Kahrs, igualmente uma produção dos estúdios Walt Disney.

Kali, o Pequeno Vampiro, estreado no festival IndieLisboa no ano passado, e que arrecadou prémios em diferentes festivais no mundo, é o único filme português em concurso no Festival de Curtas-Metragens de Clermont Ferrand, que começou neste fim-de-semana em França. Regina Pessoa acompanhará depois a posterior exibição do filme em Lille e em Bruxelas, e apresentará uma exposição dedicada à sua produção e realização na cidade de Gentilly, nos arredores de Paris.

Realizado pela técnica de desenho e gravura em computador - tecnologia que a autora de A Noite e de História Trágica com Final Feliz utilizou pela primeira vez -, o filme conta a história de um pequeno vampiro que não gostava de estar no escuro e queria ser como as outras crianças.

É uma co-produção de Abi Feijó e do seu estúdio Ciclope Filmes com parceiros de França, Canadá e Suíça. Tem música original da banda suíça Young Gods e narração do actor canadiano Christopher Plummer, na versão em inglês, e do realizador recentemente desaparecido Fernando Lopes, na versão portuguesa.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário